Área de Atuação

(65) 3319-2800

ALT Brasil realiza evento interno de prevenção de acidentes de trabalho e meio ambiente

Entre os dias 07 e 11 de novembro, a ALT Brasil realizou a SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho e Meio Ambiente, na matriz em Cuiabá. O evento consolidado no calendário da empresa abordou temas na área de saúde, segurança e sustentabilidade. “Este ano incluímos o tema meio ambiente, conscientes da importância de ações sustentáveis para as futuras gerações”, explicou o diretor administrativo e financeiro, André Rocha.


A abertura do evento contou com palestra sobre segurança ministrada pelo Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Ten. Cel. Silva Sá. “É muito importante falarmos sobre esse assunto e estarmos sempre atentos ao nosso redor, com medidas simples e que podem fazer uma grande diferença na nossa segurança”. Na ocasião, o tenente-coronel orientou os presentes com dicas e pontos de atenção durante o dia a dia e que podem aumentar a sensação de segurança e diminuir a vulnerabilidade a ações criminosas.


Sobre a pauta de meio ambiente, o deputado estadual Faissal Calil foi convidado para conversar com os colaboradores sobre Energia Limpa, sua principal pauta de defesa na esfera pública. Ele falou sobre os benefícios da energia solar, entre eles o aspecto financeiro e principalmente ambiental, uma vez que esse sistema não emite nenhum tipo de gás poluente na atmosfera, garante economia de água, não polui o ar, ou seja, seu impacto é quase inexistente, além de ser uma fonte renovável.


Ainda neste dia, foram distribuídas 200 mudas de árvores frutíferas e nativas para os colaboradores e clientes. O objetivo é mobilizar a todos em prol do plantio e manutenção de árvores na capital, uma vez que a boa arborização contribui diretamente para a melhoria na nossa qualidade de vida através da redução da sensação térmica e aumento da umidade relativa do ar. A ação é uma parceria com o Verde Novo, projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pela equipe do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (JUVAM).


A programação contou ainda com palestras voltadas para a saúde do homem, dentro do Novembro Azul, mês de conscientização e combate ao câncer de próstata. Pela manhã o assunto foi conduzido pelo grupo de acadêmicos de Enfermagem da Unic, liderados pela professora Laura Cristina. No período da tarde, foi a vez do psicólogo do Sest/Senat - Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Carlos Mario Oliveira, abordar o tema. A ALT Brasil é uma empresa composta por homens em sua grande maioria, e a abordagem de assuntos voltados para esse público assumem grande relevância.


Na quinta-feira (10), foi dia de falar sobre prevenção de acidentes e a importância da correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). A técnica de segurança do trabalho da ALT Brasil, Nilmara Andrade, explicou sobre os principais equipamentos necessários nas rotinas para a área de operações bem como a sua importância na prevenção dos acidentes possíveis mais comuns. Realizou ainda uma dinâmica com os participantes, estimulando a integração e trabalho em equipe.


A palestra de encerramento da semana abordou o tema Ergonomia e foi realizada pela fisioterapeuta do Sest/Senat, Dalcione Santos. Ela explicou sobre a importância e os benefícios de realizar as tarefas de trabalho – e do nosso dia-a-dia - de forma adequada às características físicas, evitando prejuízos à saúde em função de posturas erradas. Ao final, a fisioterapeuta realizou atividades práticas com os participantes, dando dicas de alongamentos e orientações corretas de como desempenhar determinados movimentos.
 

14/11/2022 08:30 voltar