Área de Atuação

(65) 3319-2800

Programa Despoluir comprova a sustentabilidade da frota de caminhões da ALT Brasil

A ALT Brasil recebeu a visita de vistoria do Despoluir - Programa Ambiental do Transporte do Sest/Senat, nesta quinta-feira (01/12), em Cuiabá. Uma unidade móvel do programa visitou a empresa realizando aferição veicular ambiental, a fim de verificar a regularidade da frota.

 

Desde a implantação do Despoluir em Mato Grosso, em 2017, a empresa é atendida pelo técnico Marcos Rodrigues. Ele vistoria a frota de caminhões regularmente a cada 3 meses, em média, e explica como é realizado o procedimento. “Primeiro, é feita a avaliação de rotações por minuto do motor, conectando o aparelho tacômetro diretamente na bateria. As informações captadas são armazenadas no sistema do programa e a avaliação é imediata.”

 

O segundo passo é realizar a aferição do nível de opacidade emitido pelos veículos. “O sistema envia o comando de inserção da sonda no escapamento para a captação da fumaça. Então, o aparelho faz a leitura dos dados e o laudo é emitido imediatamente após cada avaliação,” informa. Toda frota de caminhões da ALT Brasil é certificada pelo programa e contem selo de aprovação.

 

Os sinais da poluição estão cada vez mais evidentes no nosso planeta e, preocupada com as futuras gerações e com a preservação ambiental, a ALT Brasil zela pala qualidade de sua frota. “Além de contribuir para melhorar a qualidade do ar, a regularização ambiental dos nossos caminhões estimula o uso racional de combustíveis e diminui os impactos causados pela emissão de gases na natureza e na saúde pública, com foco especial na qualidade de vida dos trabalhadores”, conclui o gerente de frota, Altemar Castilho, responsável pela manutenção de todos os veículos.

02/12/2022 08:00 voltar